COCEIRA NOS OUVIDOS
O que é?
Coceira nos ouvidos é um sintoma desconfortável, irritante. Algumas vezes é causada por fungos (especialmente nos casos agudos), mas na maior parte das vezes é uma dermatite crônica, ou seja, uma inflamação na pele do canal do ouvido.
A dermatite seborréica, por exemplo, é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo; a cera é seca, escamosa e abundante. Alguns pacientes com este problema melhoram diminuindo a ingestão de certos alimentos agravantes como gordura, açúcar, chocolate e amido.
O médico, em geral, prescreve gotas de ouvido para serem usadas sempre que for necessário, especialmente na hora de dormir. Não existe um tratamento de cura definitiva da alergia nos ouvidos, mas pode ser mantida sob controle. Em alguns pacientes, a coceira nos ouvidos é causada por alergias que requerem tratamento médico específico.
Pacientes com coceira, descamação, ou com acúmulo abundante de cera, mais facilmente desenvolvem uma otite externa ou otite dos nadadores, e aí surge a dor. Para os casos em que a água entra e fica no canal do ouvido, está indicado o uso de gotas à base de álcool. O álcool absorve a água, ajuda a secar o ouvido e pode mesmo eliminar bactérias e fungos. Uma solução de ácido acético (vinagre) diluído com metade de álcool pode ajudar na prevenção da otite externa.
Pacientes com esse tipo de problema devem consultar um médico antes do período de praia e piscina para exame e provável remoção de cera e descamações do canal do ouvido.
O ouvido é divido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pelo pavilhão auricular e canal auditivo. Na extremidade do canal está a membrana timpânica.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Não tem como acabar, definitivamente, minha coceira nos ouvidos?
O que devo fazer para evitar ou minimizar minha coceira nos ouvidos?
Posso usar o cotonete para coçar o ouvido?
Referências bibliográficas:
– Bailey BS et al. Diagnosis and treatment of acute otitis externa – an interdisciplinary update. Proceedings of a round table. Discussion – annals Publishing Co., 1999.
– Senturia BH et Al. diseasess of the external ear. 2 ed. Nova York. Grune and Stratton Inc.,1980.66-70 p.