DERMATOZOONOSES – TUNGÍASE
Nome popular:
Bicho-de-pé.
O que é?
É a enfermidade causada pela tunga penetrans, um tipo de pulga que habita lugares secos e arenosos, sendo muito encontrada nas zonas rurais, chiqueiros e currais.
Como se adquire?
A pulga fêmea penetra a pele, onde suga o sangue do hospedeiro (os principais são os homens e os suínos) e começa a produzir ovos que se desenvolvem e serão posteriormente eliminados no solo. Os ovos depositados passam a alimentar-se do sangue do hospedeiro. Ao desenvolverem-se, podem chegar à dimensão de uma ervilha. Expelidos os ovos, o parasita completa o ciclo vital.
O que se sente?
Manifesta-se por discreto prurido na fase inicial, com posterior aparecimento de sensação dolorosa.
Como o médico faz o diagnóstico?
O exame mostra pápula amarelada com ponto escuro central que é o segmento posterior, contendo os ovos. As lesões são encontradas nos pés, geralmente, ao redor das unhas e planta. Pode ocorrer infecção secundária, com dor local e secreção purulenta.
Como se trata?
O tratamento consiste na enucleação da pulga com agulha estéril e desinfecção. É possível destruí-las com eletrocautério ou eletrocirurgia após anestesia tópica. Se houver infecção secundária, é indicado o uso de antibióticos.
Como se previne?
Através do uso de calçados em áreas suspeitas e eliminação das fontes de infestação com DDT, BHC ou fogo.