Prevenção na Área da Oncologia

PREVENÇÃO NA ÁREA DA ONCOLOGIA

O foco da prevenção da saúde, e não mais na doença, é um conceito que tem conquistado espaço nas instituições médico-hospitalares pelo mundo, e que está sendo aplicado em vários setores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O que vemos aqui são pessoas saudáveis, não pacientes. São pessoas que nos procuram com o intuito de saber o seu risco de ter câncer e o que fazer para reduzi-lo. O trabalho é todo sistematizado. Primeiramente, é identificado se o indivíduo tem risco aumentado para o câncer, seja por histórico familiar ou por outros fatores, como fumo, álcool, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e exposição ao sol. Em alguns casos, a pessoa não tem história familiar de câncer, mas é obesa, o que é um fator de risco modificável.

Fazemos também um levantamento sobre as práticas preventivas, se a pessoa faz os exames necessários para cada sexo e faixa etária. Se necessário, encaminhamos para especialistas, como geneticistas, cardiologistas, ginecologistas , enfim temos uma equipe multidisciplinar que faz o atendimento focado na prevenção.

Depois disso, o paciente retorna para o médico inicial, e é feito um planejamento: se precisa perder peso, é encaminhado para o endocrinologista; se for necessária a adequação da dieta, passa por uma avaliação nutricional; se precisa retirar algum sinal, vai para o dermatologista, e assim por diante. Se não precisar de nada no momento, retornará daqui a um ano para revermos as práticas preventivas.

O motivo mais frequente que leva as pessoas a buscarem orientação é o histórico familiar de câncer. Contudo, somente 10% dos cânceres são genéticos. Os outros são esporádicos, influenciados por diversos fatores de risco que podem ser modificados.