TUMOR DE PARATIREÓIDE
Sinônimos:
Hiperparatireoidismo, aumento do funcionamento das paratireóides.
O que é?
Tumores benignos (comuns) ou malignos (extremamente raros) associados ao aumento de funcionamento das glândulas paratireóides.
Como se adquire?
Nas suas formas familiares podem estar associados a mutações cromossômicas, apresentando portanto causas genéticas.
O que se sente?
Os sinais e sintomas estão associados à presença de hipercalcemia e suas complicações, ou a alterações ósseas decorrentes do aumento de atividade das paratireódes.
Como o médico faz o diagnóstico?
Através da investigação das causas da hipercalcemia, incluindo dosagens de cálcio no sangue e urina, dosagens do hormônio da paratireóide (PTH) e exames de imagem (ultrasonografia, tomografia e ressonância magnética).
Como se trata?
Após a correção da hipercalcemia, se esta for severa (maior que 13 mg/dl), o paciente dever ser submetido à retirada dos tumores, sejam benignos ou malignos, através de uma cirurgia exploradora da região cervical (cervicotomografia exploradora).
Como se previne?
Nos casos familiares, a doença pode ser diagnosticada precocemente através de dosagens de cálcio no sangue a partir da puberdade. Se este se apresentar elevado, deve ser realizada a dosagem do PTH. Se disponível, pode ser realizada também a detecção do defeito molecular, através de técnicas de biologia molecular.