OTITE EXTERNA
Sinônimo ou nomes populares:
otite dos nadadores.
A OTITE EXTERNA AGUDA E CRÔNICA É UM PROBLEMA DE OUVIDO TÃO COMUM ENTRE OS NADADORES QUE É CHAMADA TAMBÉM DE “OTITE DOS NADADORES”.
O que é?
A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. Para facilitar a compreensão dessa infecção e a sua localização, vamos lembrar que o ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pela orelha e canal auditivo. Na extremidade desse canal está a membrana timpânica. Atrás da membrana está o ouvido médio; a terceira parte é o ouvido interno ou labirinto.
O ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pelo pavilhão auricular e canal auditivo. Na extremidade do canal está a membrana timpânica (tímpano).
Como se adquire?
A maceração da pele pela água, o trauma causado pelo ato de introduzir cotonetes ou outros objetos no ouvido e a umidade, favorecem o crescimento de germes e fungos.
O que se sente?
A infecção aguda é caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal.
Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da história do paciente e do exame otológico (do ouvido). Na infecção aguda o conduto auditivo externo apresenta intensa sensibilidade dolorosa à manipulação. A pele se apresenta vermelha e edemaciada. Raramente a otite externa aguda vem acompanhada de secreção ou perda auditiva.
Como se trata?
O tratamento é feito com analgésicos, calor local, instilação de gotas e limpeza do canal. Às vezes torna-se necessário prescrever antibióticos.
Como se previne?
O uso de uma solução ácida no ouvido pode ajudar na prevenção da otite do nadador, como por exemplo, uma solução de ácido acético (vinagre) diluído com metade de álcool. Não é recomendado usar cotonetes para secar ou limpar o ouvido, porque podem causar lesão ou irritação na pele do canal ou até mesmo, acidentalmente, uma perfuração do tímpano. O uso de protetores, macios como os de silicone, para evitar a entrada de água no ouvido, são recomendados para prevenir as “otites dos nadadores”.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Por que minha dor de ouvido surge após o banho de piscina ou mar?
Por que tenho coceira antes da dor?
O que devo fazer para evitar a “otite dos nadadores”?
Devo usar protetores para não entrar água no ouvido?
Os cotonetes podem ser usados para secar ou limpar os ouvidos?
Referências bibliográficas:
– Bailey BS et al. Diagnosis and treatment of acute otites externa – an interdisciplinary update. Proceedings of a round table. Discussion – annals Publishing Co., 1999.
– Senturia BH et al. diseases of the external ear. 2 ed. Nova York. Grune and Stratton Inc., 1980.66-70 p.